Vale das Lendas

Loading...

sábado, 25 de janeiro de 2014

Duendes




Duendes são personagens da mitologia europeia semelhantes a Fadas e Goblins. Embora suas características variem um pouco pela Espanha e América Latina,
A palavra é usualmente considerada equivalente à palavra inglesa "Sprite", ou à palavra japonesa Youkai, e é usada indiscriminadamente como um termo guarda-chuva para abrigar todas as criaturas semelhantes como Goblins, Pixies, Elfos, Gnomos, etc.
Os duendes habitam nossas casas e são conhecidos por suas travessuras e falta de seriedade, fazendo muito barulho a noite e causando transtornos ao nosso sono. Esses seres estão associados aos gnomos e são considerados emissários e operários etérios do fluxo de energia vital. Eles podem viajar através das dimensões o que lhes permite aparecer e desaparecer.



Segundo a crença popular, o pequeno tamanho que apresentam quando se tornam visíveis aos olhos humanos, é unicamente uma aparência que os duendes podem adquirir voluntariamente.
Esses pequenos seres possuem grande apreço pela música, pelo canto e bailes.
Igual aos gnomos, os duendes são elementais da terra, cujas vibrações são tão próximas da terra física que influenciam as estruturas minerais, exercendo poder sobre as pedras, a flora e a fauna.
É o reino mineral que dá sustentação ao reino vegetal e tem ligação com todos os outros reinos, pois é o constituinte químico de todos os compostos físicos e espirituais que compõe a terra em todas as suas realidades. Consequentemente, os duendes e os gnomos são muito importantes, pois possuem o poder e a capacidade de direcionar energias a planos abrangentes e dinâmicos.
O contato com um duende é bem interessante, mas devemos nos preparar para recepções divertidas ou desagradáveis, de acordo com a nossa egregore interna. Eles podem nos ajudar muito no aprendizado com plantas e ervas.



Os duendes possuem hábitos noturnos e geralmente têm uma atitude benévola com os seres humanos, para os quais realizam pequenos trabalhos domésticos se forem devidamente respeitados e alimentados.
A maioria deles moram nos bosques ou campos, no interior de alguma árvore ou no subsolo da terra.

Cada país tem suas próprias peculiares tradições no que se refere aos duendes. No Brasil, o duende mais popular é o Saci-Pererê, um assombroso negrinho de uma perna só, cuja responsabilidade é evitar a depredação da natureza e a matança desordenada dos animais. Cooperam com ele, o curupira, o caapora, entre outros, todos com o mesmo propósito. O nosso Saci, como qualquer duende, pode ser vingativo e cruel para todo aquele que desobedecer suas leis.
Os duendes podem viver vários séculos, ultrapassando 500 anos, mas não são imortais.




Meu ponto de vista

Mas na minha concepção duendes também adoram fazer brincadeiras como azedar leite, mofar pão ou queijo, apagar velas, pegar itens ou objetos brilhantes achando que valem alguma coisa pra ele próprio na maioria das vezes, os mais clássicos duendes são o Leprechaun que é forma antiga de guarda pote de ouro no final do arco-ires e se pego ele divide pouco de sua riqueza com quem prende-lo para retomar sua liberdade, e outro é Rumpelstiltskin o duende dos contratos de gaveta que nunca são desejo concreto e verdadeiro que ele faz com suas vitimas afinal até no mundo mistico existem os pilantras. Mas pra cada narrador existe seu ponto de vista se eles são bonzinhos ou seres místicos mal intencionados no multi universo da narrativa de RPG tudo é possível quando se uni diversão, coerência e dedicação num bom trabalho.
Mas eu sempre uso duendes como aliados dos seres da natureza como pequenas criaturas com senso de humor as vezes que extrapolam de mais de intrusos desavisados nas florestas antigas, mas industrialização ou termo simples quando homens avançam demais suas cidades por causa da população os duendes tem que se adaptar a lugares urbanos pra sobreviver e pragas domesticas se tornam aliados fieis como roedores, cão vira-latas, gatos domésticos ou insetos variados.
Se forem bem tratados e alimentados os duendes ajudam qualquer familia com dificuldades financeiras ou de saúde, durando essa amizade por muitas gerações.

Matérial estudado e adaptado por J. Paulo S. Kuri
Fontes Wikipedia entre sites diversos e livros sobre assunto como analise própria.rpglegado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário