segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Segredos da Terra Média - Os Istari

Segredos da Terra Média - Os Istari
Quem realmente foi Gandalf? e os outros magos? De onde eles vieram, e porque eles fazem o que fazem? Tudo isso respondido em mais um episódio de segredos da Terra Média!
Os Istari, que na língua éflica significa "sábio", são conhecidos como os magos da Terra Média.
Dentro da Terra Média, poucos sabem sua real origem, e praticamente toda a humanidade só conhecem eles como os sábios magos. Apenas alguns seres da Terra Média, como Galadriel por exemplo, sabem realmente a origem desses magos.
A ordem dos magos, é composta por 5 integrantes, sendo eles Saruman, Gandalf, Radagast, Morinehtar e Rómestámo.

Para explicar a origem dos magos, temos que visitar a terra dos Valar, em Aman mais precisamente em Valinor.

A Origem dos Istari

Os valar são algo como os deuses da Terra Média, que criaram grande parte das coisas existentes, e são serventes diretos do ser supremo conhecido como Eru, ou na língua comum, Ilúvatar.
Numa classe mais baixa, existem os Maiar, que são criaturas divinas que vieram desde o início dos tempos e, assim como os valar, mas não tão poderosos quanto. Todos os istari são Maiar, assim como também Sauron, que é um dos mais poderosos Maiar.

 
Durante o ano 1000 da terceira era da Terra Média, os Valar decidiram enviar 3 mensageiros para a Terra Média e ajudar os povos contra a tirania de Sauron.
O Vala chamado Aulë (senhor das artes do manuseio e construção, criador dos anões e o primeiro mestre de Sauron, enviou Curumo (conhecido na língua comum como Saruman). Veio também Alatar (Morinehtar) enviado por Orowë (senhor das florestas e da caça).

O Vala Manwë (Senhor de todos os Valar) pediu para Olórin (Gandalf) que fosse o terceiro, porém Olórin recusa-se, dizendo que é muito fraco e que teme o imenso poder de Sauron. Manwë então diz que isso é ainda mais razão para que ele vá, e assim ordenou que Olórin partisse com os outros para a Terra Média.
Yavanna (Senhora dos frutos e do crescimento) pediu que levassem também Aiwendil (Radagast).
E assim Alatar pediu que Pallando (Rómestámo), seu grande amigo, fosse junto também.
Assim formando os 5 Istari, partiram de Aman em direção a Terra Média, partindo de Vallnor.

Os Istari na Terra Média

Ao serem enviados para a Terra Média, o objetivo dos Istari era ajudar os povos da Terra Média aconselhando-os a como lutar contra Sauron. Mas para isso Manwë proibiu que eles dominassem o povo da Terra Média com força, tal como enfrentar Sauron usando a força. Ele queria que aconselhassem o povo para eles agirem contra Sauron.
Com isso, ganharam a forma de homens velhos de aparência amigável, e sujeito a todos os prazeres e medo das criaturas comuns, seja ela felicidade, inveja, medo e todo tipo de sentimentos, tal qual vulneráveis a morte por brutalidade.

Gandalf, o cinzento, foi o ultimo dos Istari a chegar na Terra Média e ao contrario de Saruman, ele passou a maior parte do tempo conhecendo os povos, e andando entre elfos aprendendo com eles e aconselhando-os.

Gandalf de todos os outros era o mais decrépito com suas roupas cinzas e surradas, se apoiando a uma bengala, mesmo assim, o elfo Cirdan reconheceu Gandalf como a criatura mais sábia e pura que ele conhecera, e com isso confiou o anel do poder Narya para Gandalf para que o ajudasse em suas viagens.
Isso causou uma imensa inveja em Saruman, que era muito orgulhoso e acima de tudo desejava ser reconhecido como o mais poderoso e merecedor.

Com o tempo Radagast O Marrom partiu para a Floresta das Trevas (Mirkwood) e lá ficou durante toda a Terceira Era, protegendo e cuidando da floresta e seus animais,
Os magos azuis, Morinehtar e Roméstámo, ambos partiram para o leste, e desde então nunca mais se soube deles, dizem que da forma que puderam ajudaram durante a última guerra contra Sauron nos eventos que aconteceram naquela região, mas nada se sabe realmente sobre isso.
Saruman o Branco, formou o Conselho Branco onde os 3 magos fizeram parte e tomavam decisões sobre a Terra Média. Porém Saruman começou a mostrar um terrível interesse no Um Anel e nas artes das trevas, e começou a estudar as máquinas e sabedorias de Sauron, aumentando a sua vontade de possuir o poder acima de qualquer custo, e passou a maior parte da sua estadia na Terra Média, na torre de Orthanc, em Isengard
Gandalf o cinzento fez amizade com vários povos pela Terra Média, sendo extremamente respeitado por todos. E de todos os povos, Gandalf mostrou um interesse e um carinho especial pelos Hobbits, passando vários anos próximo a eles, onde era conhecido pelos seus fogos de artifícios magníficos.
Gandalf começou a suspeitar das intenções obscuras de Saruman, e com isso também aumentou ainda mais a sua suspeita que Sauron pudesse estar voltando e assim encontrou o anão Thorin, e o ajudou com o intuito dos anões recuperaram o controle da região da antiga cidade deles que foi assolada por Smaug, e assim diminuindo o perigo de um possível ataque do dragão que ficava próximo a Valfenda caso Sauron resolvesse atacar.
Com isso, Gandalf e Saruman passou por toda a história contada em o Hobbit e o Senhor dos Anéis.

A queda final de Saruman e o fim dos Istari

Saruman derrotado por ter subestimado a força e a fúria dos Ents, foi preso, porém com o poder de sua fala conquistadora, conseguiu convencer os ents a deixa-lo partir em troca das chaves de Orthanc.

Então Saruman partiu para o Condado, e lá começou a unir um pequeno exército formado por meio-orcs, selvagens e hobbits, com o intuito de reerguer um novo exército e adquirir poder.
Merry, Peppin e Sam, se uniram e conseguem reunir um exército de hobbits, Frodo não participou dessa batalha, mas garantiu que nenhum inimigo desarmado fosse assassinado, ou que um hobbit matasse outro (nunca o haviam feito, e não começariam agora)



Peppin e Merry depois de participarem da grande guerra que ocorreu em Minas Tirith, conseguiram grande coragem e liderou a nova armada contra as forças de Saruman que foi completamente derrotado e banido do condado, mas antes que pudesse fazer qualquer coisa, Lngua de Cobra traindo Saruman, cortou seu pescoço, matando Saruman, em seguida Língua de Cobra é morto atingido por flechas disparadas pelos hobbits sem que Frodo pudesse fazer nada para impedir o assassinato.

Saruman, sendo um Maia, não morre completamente, e teria sido mandado para o Salão de Mandos, porém ficou condenado a nunca mais voltar para a Terra Média, e tão pouco voltar para a terra dos Valar, vagando eternamente.

Marcando o fim da terceira era, Gandalf volta junto a Frodo, Bilbo, Elrond e outros para a terra dos Valar, para nunca mais voltar a Terra Média depois de passar mais de 2000 anos lá.
O destino dos magos azuis e do mago marrom Radagast, é desconhecido.

Os Istari apesar de seres magníficos, muitos deles foram corrompidos pelos malefícios da carne, e por conta disso, os magos azuis nunca mais foram vistos, Radagast foi encantando pela floresta e esqueceu completamente a sua missão com os povos dos homens e dos elfos, e Saruman corrompido pela sede do poder.
Gandalf não apenas como o maior entre os magos, projetou sua luz sobre o povo da Terra Média, guiando-os, e salvando-os, sem fazer uso de nenhum poder supremo ou tirania, mas apenas com a sua bondade e sabedoria.O mais puro entre todos os magos da Terra Média.

somosnerds.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário