terça-feira, 11 de março de 2014

Contos de Fadas

Os contos de fadas surgiram no século XVII na frança com o nome de conte de fee mas ganhou mas ênfase quando contadores de história como Charles Perrault adaptaram as hitórias.
Os contos de fadas são uma narrativa curta, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns do que as fadas, cairia melhor se si chamassem "contos dos animais falantes".
Segundo alguns psicólogos os contos de fadas seriam "psicodramas da infância" espelhando "lutas reais".Os contos de fadas tem o  poder de ajudar as crianças a lidar com os conflitos internos que elas enfrentam no processo de crescimento.
Cada contos de fadas é único, no sentido em que trata de uma falha ou doentia do eu. Logo que passamos do "era uma vez", descobrimos que os contos de fadas falam de vaidade, gula, inveja, luxúria, hipocrisia, avareza ou preguiça - os "sete pecados capitais da infância". Embora um determinado conto de fada possa tratar de mais de um "pecado", em geral um deles ocupa o centro da trama.
Muitas crianças podem usar os contos de fadas para resolver seus problemas pessoais.

 Os contos de fadas se dividem em quatro etapas:
1. TRAVESSIA: leva o personagem principal a um lugar mágico com criaturas encantadas .
2. ENCONTRO:encontram obstáculos, criaturas do mau como bruxas, lobo mau, pessoas maus...
3. CONQUISTA: ocorre uma luta com seu inimigo onde o bem sempre vence o mau.
4. CELEBRAÇÃO :os personagens principais sempre se casam e vivem felizes para sempre.

Os contos de fadas não foram escritos para crianças e muito menos transmitem ensinamentos morais
Em sua forma original, os textos traziam doses fortes de adultério, incesto, canibalismo e mortes .
Antigamente os contos de fadas eram contados em reuniões sociais apenas pra adultos, diferente de hoje que são contados em escolinhas infantis e para crianças em geral. 


Cashdan exemplifica:
É por isso que muitos dos primeiros contos de fada incluíam exibicionismo, estupro. Em uma das versões de Chapeuzinho Vermelho, a heroína faz um striptease para o lobo, antes de pular na cama com ele. Numa das primeiras interpretações de A bela adormecida, o príncipe abusa da princesa em seu sono e depois parte, deixando-a grávida. E no conto A Princesa que não conseguia rir, a heroína é condenada a uma vida de solidão porque, inadvertidamente, viu determinadas partes do corpo de uma bruxa.
Qual a diferença entre contos de fadas e fábulas?
Os contos de fadas são tradições adaptadas,e modificadas que não transmitem uma moral,mas sim uma descoberta ética .E as fábulas são histórias que transmitem uma “moral”.
http://www.nerdssomosnozes.com/2009/03/os-verdadeiros-contos-de-fada.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Contos_de_fada

Nenhum comentário:

Postar um comentário