terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Os Faunos





 114851_CN_GL_1117

Mitologia não é fantasia. A mitologia é um substrato da realidade escrita através da trajetória humana. Seres mitológicos não foram inventados tudo tem base em alguma descrição feita a partir de fatos históricos.
Faunos, são criaturas da natureza, geralmente representadas por animais com pessoas. Basicamente os faunos são uma espécie de “caricatura” dos seres humanos que representam facetas da complexidade psicológica destes. Essa criação por assim dizer, nasceu da simples necessidade humana de explicar ou justificar determinadas atitudes e determinados excessos cometidos com frequência..
Se usássemos uma linguagem bem atual poderíamos chamar os faunos de “avatares” que estariam em lugar dos homens para fazerem aquilo que, por questões morais, não pudessem fazer.
faberEm todas as religiões antigas, houve relatos de aparecimentos dos chamados híbridos. Os faunos são criaturas da mitologia grega e posteriormente potencializados pela mitologia romana. Mas em todas as civilizações antigas houve registro de faunos, porém eles não eram conhecidos assim. Para os egípcios, a maioria dos deuses eram misturas de animais com humanos, ou animais com animais.
Para os chineses, indianos, persas, maias, astecas e até os hebreus existiram criaturas híbridas semelhantes aos faunos. No caso dos hebreus há um entendimento de que a equilibrada religião cristã, que é oriunda dessa civilização antiga e assumiu a bíblia sagrada, jamais admitiria a existência destes seres. Bem, o antigo testamento está repleto de citações estranhas. Os próprios anjos são uma espécie de faunos, já que em caso de avistamento eram descritos como humanos com asas de animais.
archir_faunOs faunos não podem ser considerados algo pertencente à realidade, mas também não devemos duvidar de que ao menos tenham existido em algum momento da história. A antiguidade é muito vasta e complexa. A mitologia é resultante do movimento das eras que se interligam através de fatos e lendas. Figuras lendárias tais como faunos, anjos, sátiros, sereias, etc. resultam de um processo histórico com todos os ingredientes e características que o acompanham.
Há fantasias que nascem das verdades, assim como há verdades que emergem do folclore. São as velhas máximas do homem que busca entender o universo em que vive… imagick.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário